15 coisas fantásticas para fazer e ver em Bogotá, Colombia

Bogotá é uma das maiores cidades da América do Sul e a capital da Colômbia. É uma megacidade de proporções épicas, estendendo-se por intermináveis subúrbios com ruas arenosas e arranha-céus de vidro misturados com belos edifícios coloniais.

Bem-vindo à extensa metrópole de Bogotá, um caldeirão de arranha-céus imponentes e ruas de paralelepípedos cercadas por montanhas verdes. A capital da Colômbia é muitas vezes esquecida em favor de outras partes do país, mas é completamente subestimada. Passe alguns dias aqui vivdendo a vibrante cultura da arte de rua, o centro histórico, a comida deliciosa e conecte-se com os locais!

1. A icônica Praça Bolívar

O coração do centro histórico de Bogotá é a Plaza Bolívar, cercada por alguns dos edifícios mais importantes da cidade, como a catedral e o gabinete do prefeito. O mais importante de tudo é a estátua de Simon Bolívar que fica no meio da praça. Ele foi quem libertou a América do Sul e é um ícone de independência.

2. Arte de rua

A arte de rua em Bogotá é algo de fantástico, com as ruas repletas de murais coloridos que retratam histórias, mitos e mensagens políticas. Esse tipo de arte era ilegal no passado, e a história entre artistas e a polícia era complicada. Hoje em dia, CRISP (um dos grafiteiros mais famosos de Bogotá) diz que por já não terem medo de serem presos permite que os artistas tenham mais liberdade criativa, pintando murais de valor mais significativo para a comunidade. La Candelaria é um dos bairros mais famosos pela arte de rua e o local para a maioria dos passeios de arte de rua em Bogotá. Passeie por lá para aprender mais sobre a expressão política e a importância da arte de rua na cidade. Depois do passeio, aproveite os intermináveis cafés e galerias de arte nas proximidades. Estas são algumas das melhores ruas para se ver arte incrível: Plazoleta Chorro de Quevedo; Rua Del Embudo; Calle Del Embudo; Carrera 2; Carrera 3; Rua 12F.

3. Cerro Monserrate

Bogotá fica à sombra do majestoso Monserrate, uma grandiosa montanha nos arredores da cidade com mais de 3.000 metros de altura. Para aqueles que procuram um pouco de aventura e adrenalina, caminhe até o topo do pico. Isso pode demorar de 2 a 4 horas, por isso leve uma garrafa de água reutilizável com bastante água. É seguro, porque os guardas são colocados ao longo da caminhada por segurança, mas lembre-se de que só pode entrar na trilha pela manhã.

Se não tiver muito tempo, vá de teleférico ou funicular! O teleférico voa alto e incrivelmente rápido, varrendo a floresta e proporcionando vistas mágicas abaixo. A paisagem fica ainda melhor quando se está no topo, principalmente ao pôr do sol. No topo, também pode explorar a pequena igreja, o tranquilo passeio pelo jardim ou desfrutar de um chá de coca no café de estilo inglês.

4. Jardins Botânicos

Depois de passar um tempo entre as luzes brilhantes e o barulho desta metrópole agitada, não há melhor maneira de relaxar do que visitar este oásis de paz no coração da cidade. Caminhe pelos 19,5 hectares de terra entre 20.000 plantas, belos jardins de rosas e animais.

5. La Candelaria

La Candelaria é o bairro mais bonito e histórico de Bogotá, um lugar para fugir do burburinho moderno da cidade e visitar as ruas e casas coloniais.

O bairro colorido e boémio é cheio de história e repleto de artistas e músicos. Por causa disso, uma das melhores coisas para fazer em La Candelaria é simplesmente sentar-se num dos cafés e observar as pessoas.

Dica: Enquanto estiver em La Candelaria, visite a Casa de la Moneda, um museu fascinante onde pode aprender mais sobre como o dinheiro se desenvolveu na Colômbia e a economia do país em geral.

6. Santuário Nuestra Señora del Carmen

Aninhada no bairro histórico de La Candelaria está a bela igreja de Santuário Nuestra Señora del Carmen. Ao contrário do visual típico da maioria das igrejas, esta é coberta de listras vermelhas e brancas, parecendo um doce entre os telhados da cidade.

O exterior é bonito, mas o interior é onde a igreja realmente ganha vida; o tema vermelho e branco continua, mas com a adição de azulejos lindamente detalhados e bancos esculpidos. Aberto diariamente das 07h30 às 11h30.

7. Jantar na Madre

Depois de passar um tempo no bairro histórico de La Candelaria, saia para um delicioso jantar na pizzaria Madre. Encontrará um belo restaurante com um divertido interior em estilo industrial escondido em um pequeno beco. Eles fazem ótimas pizzas, deliciosos coquetéis e muitas vezes têm música ao vivo enquanto come!

8. Almoço na Quinua y Amaranto

Outra jóia do La Candelaria, Quinua y Amaranto, é um pequeno restaurante intimista que serve comida vegana e vegetariana saborosa. Esta é uma excelente opção para um almoço vegetariano com preços razoáveis em Bogotá, com uma adorável equipe de empregados e ótimas vibrações.

9. Mercado de Usaquen aos domingos

Uma coisa adorável para fazer em Bogotá se estiver na cidade a um domingo é o Mercado Usaquen. Belas barracas se espalham pelas ruas, vendendo souvenirs diferentes dos padrões que encontra na maioria dos mercados. Deixe um pouco de espaço na sua mala para alguns dos artesanatos de alta qualidade feitos pelos melhores artesãos da cidade, sejam bolsas, sapatos ou jóias. Também poderá comprar comida de rua deliciosa (e barata!) yummie! Horário de funcionamento: 11h às 16h.

Dica: Se não estiver em Bogotá a um domingo, vá para Pasaje Rivas, um pequeno mercado escondido em La Candelaria. Lá descobrirá belos artesanatos, de redes artesanais a móveis de madeira.

10. Catedral de Sal, Zipaquira

A apenas 1 hora de Bogotá fica a fascinante Catedral de Sal de Zipaquira. Sob o solo, descubra os túneis da mina de sal e uma catedral esculpida a uma profundidade de 200 metros. O enorme espaço é iluminado com luz azul neon para destacar as alcovas, pedras e bancos. Na verdade, as pessoas ainda frequentam os cultos aqui; é um site religioso completamente único!

11. Museu Botero

O Museu Botero é um museu de arte gratuito em Bogotá, que abriga várias exposições de arte moderna. Tem o nome de Fernando Botero, o artista colombiano mais famoso (de Medellín) conhecido por suas pinturas coloridas, engraçadas e grandes. O seu trabalho artístico é totalmente único, pintando e esculpindo humanos com proporções bem maiores que a média! Existe até a versão de Botero da Mona Lisa. Vai adorar!

Horário de funcionamento: das 9h às 19h. Fechado às terças-feiras. Aberto das 10h às 17h aos domingos.

12. Passeio de Bicicleta

Bogotá é uma cidade tão grande e extensa, que um passeio de bicicleta funciona surpreendentemente bem! Os passeios de bicicleta são muito bem organizados, e um guia vai ajudar a percorrer as ruas movimentadas, para que não precise se preocupar com o trânsito. É a maneira perfeita de ver a cidade e aprender mais com os moradores conhecedores que são apaixonados pela sua cidade.

13. Museu do Ouro

O Museo del Oro é uma das principais atrações de Bogotá. Lar de mais de 34.000 itens de ouro, não é surpresa que este museu tenha sido nomeado um dos maiores do mundo. Cada peça conta uma história histórica incrível, com muitas provenientes dos rituais e práticas das comunidades indígenas.

Taxa de entrada: 4000 COP (~ 1 USD) ou 9000 COP para um tour de áudio. Aos domingos, o Museu do Ouro é gratuito.

14. Visite uma plantação de café local

O café colombiano é amplamente conhecido como um dos melhores do mundo, então aproveite ao máximo estar em Bogotá ao visitar uma das muitas plantações de café nas colinas ao redor. Não apenas aprenderá tudo sobre o crescimento, produção e venda de café, mas também experimentará o café!

15. Passeio gastronómico

A Colômbia é o lar de alguns sabores deliciosos, e Bogotá, sendo a capital, tem alguns dos melhores restaurantes! Se quiser experimentar muitas comidas locais deliciosas, aprender mais sobre os ingredientes e encontrar alguns restaurantes tradicionais, é altamente recomendável participar de um tour gastronómico. Há algo para todos os paladares: ceviche, empanadas, arepas de recheio ou palitos de queijo! Eu amo ceviche!

Melhores Cafés e Restaurantes em Bogotá, Colômbia:

Bogotá está cheia de restaurantes incríveis! Experimente alguns deliciosos pratos locais em um dos cafés típicos de Bogotá, ou dirija-se a um restaurante moderno como o Andres Chia, que se transforma em discoteca depois da hora do jantar.

Os meus restaurantes favoritos em Bogotá:

• De Una Travel (local perfeito para almoçar)

• Varietale (delicioso café e bolos)

• Quinua Y Amaranto (comida local vegetariana)

• Madre (jóia escondida no centro de Bogotá)

• Enchiladas La Candelaria (mexicana)

• Nativa Arte y Comida Natural (comida vegana)

Uma coisa absolutamente imperdível para fazer em Bogotá é ir até a Puerta Falsa, onde eles vendem tamales tradicionais e chocolate quente.

Como se transportar em Bogotá:

Bogotá é uma cidade enorme, então precisará de ou alugar um carro, ou situar-se num hotel central, ou usar o transporte público para visitar todos os pontos turísticos. A boa notícia é que o sistema de autocarros é muito barato, assim como os táxis locais e o Uber. Bicicletas e autocarros têm sua própria pista, tornando mais rápido a locomoção por esse caminho. Se está pensando em andar de bicicleta, recomendo fazer um passeio de bicicleta para aprender o máximo possível e viajar com segurança pela cidade.

Segurança em Bogotá:

Apesar de sua reputação, a Colômbia, em geral, é segura. Bogotá é uma cidade grande, então tem taxas de criminalidade mais altas, mas desde que tenha cuidado, poderá se divertir livremente na sua viagem! Por exemplo, não ande sozinho à noite, não ande por ruas escuras e tranquilas e sempre guarde seus objetos de valor na sua acomodação sempre colocando um cadeado na sua bolsa. Certifique-se de sempre usar os táxis oficiais, pois aqueles sem credenciamento adequado são conhecidos por enganar ou roubar turistas.

Embora seja tecnicamente ilegal, o Uber é o serviço de táxi mais seguro de Bogotá. Por causa disso, o motorista pode pedir para que se sente na frente, para parecer que eles estão com um amigo (principalmente se a polícia parar o Uber!). Isso é algo para estar consciente quando for usar o Uber.

Atenção: Este artigo é baseado nas áreas mais seguras de Bogotá, principalmente La Candelaria. Neste bairro, há policiais com cães em cada esquina. Não recomendo sair das principais áreas turísticas movimentadas.

Boa viagem e bons voos!

Advertisement

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Website Powered by WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: